A 5ª edição do Simpósio Brasileiro de Orquídeas (SIMBRAORQ) é realizada pela primeira vez em Campo Grande com a intenção de divulgar e dar visibilidade a grupos de plantas como as orquídeas e suas espécies. A programação começou na última quarta-feira (09

A 5ª edição do Simpósio Brasileiro de Orquídeas (SIMBRAORQ) é realizada pela primeira vez em Campo Grande com a intenção de divulgar e dar visibilidade a grupos de plantas como as orquídeas e suas espécies. A programação começou na última quarta-feira (09) e vai até sábado (12) com ciclo de palestras, minicursos e feira de orquídeas. O SIMBRAORQ é apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

De acordo com o organizador do evento, o professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), José Carlos Sorgato, o Simpósio tem grande importância científica para diversas áreas de conhecimento, da biologia à agronomia.

“É a primeira vez que trazemos o evento para a cidade de Campo Grande, com muito orgulho e com o apoio também da Fapec, que vem nos auxiliando na parte administrativa dos recursos. Só temos a agradecer a Fundação por estar apoiando o evento que é de uma importância científica muito grande para essas plantas, para esse nicho de plantas que são as orquídeas. Muitas estão ameaçadas de extinção, principalmente as nossas que são nativas, e é uma oportunidade de reunir professores, estudantes, jovens pesquisadores para estar conservando a nossa biodiversidade e a nossa natureza”, explica ele.

Programação

A abertura do Simpósio se deu no auditório do Bioparque Pantanal na quarta-feira (09) e contou com a presença do superintendente da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fapec, Bruno Cazeiro, o presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Washington Willeman, a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Vanusa Borges, e outras autoridades.

A programação seguiu com palestras e mini cursos realizados no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS). O evento segue com programação intensa nesta sexta-feira e sábado, com a Feira de Orquídeas, realizada no Armazém Cultural Helena Meirelles, localizado na Esplanada Ferroviária de Campo Grande, a partir das 19 horas. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 11/08/2023