Na estreia da terceira temporada do videocast Conexão Fapec, o professor de Ciências da Computação da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Edson Takashi, fala sobre o projeto “Desenvolvimento de aplicativo de recon
Na estreia da terceira temporada do videocast Conexão Fapec, o professor de Ciências da Computação da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Edson Takashi, fala sobre o projeto “Desenvolvimento de aplicativo de reconhecimento de imagem para espécies da fauna e flora”. Para assistir ao episódio, clique aqui.
De acordo com o professor, o projeto foi encomendado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia e Inovação (MCTI), executado pela UFMS, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e tem o objetivo de catalogar as espécies de fauna e flora da Mata Atlântica brasileira.
“A ideia é desenvolver um sistema onde você consiga tirar foto da fauna e da flora e o aplicativo ser capaz de identificar de maneira automática quais são as plantas e animais observados, de maneira muito similar à um mapa onde você tem o pinpoint ali e você consegue marcar o posicionamento da onde aquilo lá foi coletado”, discorre o cientista.
Ainda em versão alfa, ou seja, em fase de testes pela equipe, o sistema trabalha com elementos de ciência cidadã, permitindo que pessoas comuns contribuam no mapeamento. “Qualquer um vai poder cadastrar espécies no aplicativo. A pessoa faz um registo por meio de fotografia, registra no aplicativo, essa imagem vai para os nossos algoritmos de inteligência artificial, e aí a ideia é que ele reconheça esses animais e plantas e isso é marcado num mapa onde aquilo foi coletado”, completa ele.
Com previsão de lançamento para os próximos anos, o aplicativo deve conseguir catalogar novas espécies, assim como identificar a migração de espécies de fauna. “Essa é sim uma das possibilidades. Porque as técnicas utilizadas nesses modelos são técnicas muito parecidas com as de reconhecimento facial. Você não treina um modelo para cada pessoa, você tem um modelo que transforma a face de uma pessoa em um vetor. Em termos de algoritmo é bem provável que a gente consiga manipular ele [aplicativo] para esse tipo de feedback”, finaliza o entrevistado.
Sobre o Conexão Fapec
O videocast tem a intenção de popularizar, simplificar e difundir cada vez mais a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e o Empreendedorismo. Novos episódios são lançados semanalmente nas plataformas Spotify e Youtube, assim como nas redes sociais da Fundação.
Instagram: @fundacao.fapec
Facebook : facebook.com/fundacao.fapec
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 06/08/2024