Em um cenário econômico de recessão, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é uma das universidades que vem sofrendo com os cortes no orçamento. Assim, a nova gestão da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC)

Em um cenário econômico de recessão, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é uma das universidades que vem sofrendo com os cortes no orçamento. Assim, a nova gestão da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), pretende tomar atitudes mais empreendedoras em termos de práticas gerenciais e administrativas para gerar resultado e apoio à universidade.

Segundo o presidente do Conselho Curador da FAPEC, professor Dr. Ruy Caldas, a instituição vem discutido junto com a reitoria várias iniciativas, inclusive de eventualmente de seguir alguns modelos possÍveis de outras fundações. "A situação atual é crÍtica, com grandes dificuldades no orçamento. Nós já sabemos que para o ano que vem está previsto um corte maior. O papel da FAPEC nesse cenário é ser o braço de fortalecimento da UFMS".

Durante a reunião do Conselho Curador da Fundação de Apoio que aconteceu na última semana, a atual conjuntura do paÍs foi um dos temas discutidos. O presidente do Conselho explica que há uma proposta de reestruturação do estatuto da fundação para se adequar a uma visão de futuro que busca uma fundação que dê resultado e contribua para a UFMS. "A visão que nós estamos construindo não é fácil nesse cenário econômico. Mas estamos otimistas com a nossa equipe sob liderança do Secretário Executivo, Herbert Assunção, e do Diretor-Administrativo, Paulo Machado.

Queremos uma fundação que dê resultado e contribua para que a universidade cresça ainda mais. Para isso, a Fundação precisa ser grande para contribuir para a grandeza da UFMS", explica Prof. Dr. Ruy Caldas.

Também foram assuntos do encontro as mudanças ocorridas na nova gestão para reestruturação administrativa da Fundação e as estratégias para fomentar o crescimento institucional. Segundo o Secretário Executivo, o compromisso atual da FAPEC é garantir eficiência e transparência nos serviços e criar mais oportunidades para atender mais empresas e instituições. "O nosso objetivo é certificar que o nosso trabalho é de qualidade e idôneo para que possamos realizar mais contratos e parcerias. Assim, reafirmar nosso compromisso de impulsionar projetos de pesquisa e extensão de grande impacto à comunidade", afirma Herbert Assunção.

DSC_9635
DSC_9630

Fonte: Imprensa

Data de publicação: 01/12/2017