Na manhã desta quarta-feira (28/11), foram firmados acordos de cooperação entre a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e entidades que são grandes referências do setor da ciência,

DSC_0353_editedok
Na manhã desta quarta-feira (28/11), foram firmados acordos de cooperação entre a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e entidades que são grandes referências do setor da ciência, da tecnologia e da inovação.

As assinaturas dos termos foram realizadas durante o Seminário "MS 2019: Novos Caminhos da tecnologia e da inovação", que debateu estratégias de desenvolvimento tecnológico e propôs soluções inovadoras para temas do cotidiano da população. O principal objetivo do evento era discutir caminhos para melhorar o dia-a-dia das pessoas e das cidades.

Pensando no avanço tecnológico, a Fapec celebrou esses acordos visando o inÍcio de projetos que irão impactar áreas como transporte, saúde, gestão pública, agronegócio e segurança pública.  "é um momento Ímpar para a Fundação, juntamente com a UFMS, pois estamos promovendo um novo ambiente tecnológico para que dele nasçam novas soluções que gerarão, não apenas mais desenvolvimento para as cadeias produtivas, como também vão melhorar a vida dos cidadãos", disse o Secretário Executivo da Fapec, Osvaldo Lopes.

Para Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, o avanço que a Fapec deu ao firmar esses acordos de cooperação trará grandes inovações ao Mato Grosso do Sul. "Essas Tecnologias certamente vão oportunizar transformações em áreas fundamentais como saúde, gestão pública, mobilidade urbana. E o papel da Fapec, como fundação de apoio da UFMS, é estratégico e fundamental para que ocorra uma mudança desse tipo, pois são as fundações de apoio que ajudam as Universidades a difundir tecnologia ponta na sociedade", destacou.

Propostas Assinadas

Do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), de Campinas, foi apresentada proposta de instalação de miniestações meteorológicas que podem ser instaladas em todo o Estado, totalmente voltadas a climatologia. A intenção é formar uma rede, conectada à internet, e que permitirá uma previsão do tempo precisa. Podendo ser utilizada no agronegócio, para balizar e dar agilidade os trabalhos da defesa civil, por exemplo. Do Centro também serão trazidas soluções na área de telecomunicação e internet.

A saúde também recebeu benefÍcios com os acordos. As empresas FIPASE e CEJAM serão parceiras na utilização da tecnologia da informação para beneficiar pacientes e otimizar custos com o gerenciamento dos sistemas já existentes atualmente, permitindo que se tenha um cadastro digital de todos os pacientes da rede pública de saúde.

As tecnologias de inteligência artificial também foram apresentadas no seminário para atender o setor público e privado, com mais eficiência e resultados positivos. Na área dos sistemas eletrônicos de controle de trânsito, um acordo foi firmado com as empresas  UPPERCASE e VIVANTE, duas grandes empresas de base tecnológica, que, em parceria com a FAPEC, vão construir um sistema inteligente, digital, de monitoramento e controle de trânsito e mobilidade urbana.

Já com a Mais Resultados, serão utilizados Big Data e Inteligência Artificial para examinar contas públicas e de empresas privadas e detectar com precisão ineficiências, com isso será desenvolvido um sistema novo para Controle Interno dos municÍpios.

Com a FIEMS/SENAI, a Fapec assinou um convênio que permitirá potencializar as ações de qualificação profissional para a comunidade do distrito de Vista Alegre, em Maracaju (MS). Essa iniciativa promoverá o fortalecimento da cadeia produtiva na região.

No campo do social, a FAPEC ainda firmou o convênio com o Conselho da Comunidade de Campo Grande e com a FUNAP (Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), entidade responsável pela administração dos apenados em regime de semiaberto e aberto. O projeto firmado irá criar uma fábrica de uniformes escolares, com confecção de camisetas, shorts, moletons e calças para atender as demandas de prefeituras para escolas públicas estaduais e municipais.
 

Fonte: Imprensa

Data de publicação: 30/11/2018