Mostrar que é possÍvel implantar Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) em Mato Grosso do Sul foi um dos temas apresentados nesta quarta-feira (28) durante o Seminário "MS 2019: PARCERIAS ESTRATéGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO BASEADO NA TECNOLOGIA E NA
Mostrar que é possÍvel implantar Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) em Mato Grosso do Sul foi um dos temas apresentados nesta quarta-feira (28) durante o Seminário "MS 2019: PARCERIAS ESTRATéGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO BASEADO NA TECNOLOGIA E NA INOVAçãO", realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).
O projeto tem base no conceito de Cidades Inteligentes, de modo a prevenir e abrandar os acidentes de trânsito no Estado de Mato Grosso do Sul com o aumento da segurança viária, garantindo ao cidadão trafegabilidade com conforto e segurança.
De acordo com o responsável pela palestra, professor doutor Daniel Matos, do departamento de Engenharia da UFMS, a violência no trânsito tornou-se preocupante mundialmente nos últimos anos e constam em estudos de organizações mundiais. "Relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) fomentaram, em 2010, polÍticas em prol da melhoria da segurança viária, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que posteriormente criou a 'Década da Ação pela Segurança no Trânsito' (2011/2020). Desde então, relevantes iniciativas vêm sendo desenvolvidas por diversas nações com o objetivo de reduzir em 50% o número de óbitos em 10 anos devido a acidentes de trânsito e salvar 5 milhões de vidas", detalhou.
Com o tema: "Sistemas de Transportes Inteligentes: parcerias para uma revolução na mobilidade urbana sustentável e segura do MS", a palestra buscou soluções para transito mais seguro. "Na prática, a entidade passou a direcionar e apoiar o desenvolvimento de planos regionais e nacionais que permeiam cinco pilares para o tema, a saber: gestão da Segurança Viária; vias mais seguras e mobilidade; veÍculos mais seguros; conscientização dos usuários, e; resposta ao acidente", explica o professor.
Números preocupantes
Atualmente Mato Grosso do Sul ocupa a 9a posição em óbitos por acidentes de trânsito por 100 mil habitantes, quando comparado aos 27 estados da federação. Além disso, o Estado possui 61,7 por 100 mil habitantes de feridos. A Capital do Estado, Campo Grande, quando comparada com outras capitais do paÍs, possui uma das maiores taxas de veÍculos por habitante (635 veÍculos para cada 1.000 habitantes), ocupando a sétima posição no ranking nacional, segundo dado do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN - 2016) e Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÍstica (IBGE - 2016).
Na prática os Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) levam em conta a engenharia de tráfego, infraestrutura necessária para implantar um projeto piloto em algumas cidades do MS e educação digital. As parcerias para implantação do sistema já estão em andamento nos municÍpios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Bela Vista. A segunda etapa é a implantação dos Sistemas Inteligentes nas cidades, de acordo com o professor doutor Daniel Matos com a instalação de radares, semáforos inteligentes e lombadas eletrônicas, de modo a otimizar a fluidez do tráfego e reduzir a quantidade de acidentes.
Fonte: Imprensa
Data de publicação: 28/11/2018