Como forma de reinserir na sociedade e educar apenados do regime semiaberto, um projeto que já está em andamento em Mato Grosso do Sul foi apresentado durante o Seminário "MS 2019: PARCERIAS ESTRATéGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO BASEADO NA TECNOLOGIA E NA I

Como forma de reinserir na sociedade e educar apenados do regime semiaberto, um projeto que já está em andamento em Mato Grosso do Sul foi apresentado durante o Seminário "MS 2019: PARCERIAS ESTRATéGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO BASEADO NA TECNOLOGIA E NA INOVAçãO".

O projeto consiste na criação de uma fábrica de uniformes escolares, com confecção de camisetas, shorts, moletons e calças para atender as demandas de prefeituras para escolas públicas estaduais e municipais.

De acordo com o consultor de projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), Eduardo Camargo, o processo é feito através de convênio em que os apenados confeccionam os uniformes que serão utilizados pelos alunos de escolas públicas. "Esse processo todo dispensa a licitação, pois o menor preço dos uniformes já é garantido pelo projeto. Temos ainda a qualidade do material e das peças, a pontualidade na entrega das encomendas e além disso existe a contribuição com o futuro profissional do apenado que tem a seu favor a educação e a ressocialização. Todos que participarem deste programa receberão certificação ou Selo do programa", explica Eduardo.

O convênio está sendo executado através de parceria da FAPEC/UFMS com o Conselho da Comunidade de Campo Grande. "O Conselho é quem administra os apenados em regime de semiaberto e aberto", completa Eduardo. Um dos idealizadores do projeto é o juiz, Dr. Albino Coimbra Neto, da 2a Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande.

Fonte: Imprensa

Data de publicação: 28/11/2018