Com o intuito de debater estratégicas de desenvolvimento tecnológico e propor soluções inovadoras para temas do cotidiano da população que visem melhorar o dia-a-dia das pessoas e das cidades, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundaç

Com o intuito de debater estratégicas de desenvolvimento tecnológico e propor soluções inovadoras para temas do cotidiano da população que visem melhorar o dia-a-dia das pessoas e das cidades, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) realizam no próximo dia 28 de novembro o Seminário "MS 2019: Novos Caminhos da tecnologia e da inovação".

A programação conta com cinco palestras com especialistas para abordar assuntos como: transporte, saúde, gestão pública, agronegócio, cidades inteligentes e revolução social para a população carcerária do Mato Grosso do Sul. As atividades acontecem na própria UFMS com abertura prevista para as 8h.

Durante o evento, serão firmados vários acordos de cooperação técnica e tecnológica com entidades nacional que são do setor da ciência, da tecnologia e da inovação. Tudo isso com objetivo de apresentar e para se ter novas tecnologias para serem aplicadas no Mato Grosso do Sul. As propostas e discussões estão sendo trazidas neste seminário através da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, fonte natural de pesquisa e de novas tecnologias para auxiliar as comunidades locais.

Propostas

Do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), de Campinas, será apresentada proposta de instalação de mini estações meteorológicas que podem ser instaladas em todo o Estado, totalmente voltadas a climatologia. A intensão é formar uma rede, conectada à internet, e que permitirá uma previsão do tempo precisa. Podendo ser utilizada no agronegócio, para balizar e dar agilidade os trabalhos da defesa civil, por exemplo. Do Centro também serão trazidas soluções na área de telecomunicação e internet.

A saúde também pode receber benefÍcios com os acordos. A utilização da tecnologia da informação servirá para beneficiar pacientes e otimizar custos com o gerenciamento dos sistemas já existentes atualmente, permitindo que se tenha um cadastro digital de todos os pacientes da rede pública de saúde.

As tecnologias de inteligência artificial também serão apresentadas no seminário para atender o setor público e privado, com mais eficiência e resultados positivos. Sistemas eletrônicos de controle de trânsito serão expostos para permitir que se diminua os acidentes de trânsito em todo o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Imprensa

Data de publicação: 27/11/2018