Na última sexta-feira, 22, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MS), Ministério do Desenvolvimento Agr
Na última sexta-feira, 22, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MS), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) entregaram 647 documentos que fazem parte do processo de regularização fundiária às famÍlias assentadas na região de Sidrolândia.
Esta é mais uma ação do projeto de Regularização Fundiária em Mato Grosso do Sul, que tem a Fapec como interveniente executora, por meio de uma parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com lncra-MS.
A produtora rural e assentada do Eldorado II, Doroteia Lopes, foi uma das pessoas a receber a documentação na oportunidade. "Resido lá há 17 anos e estou muito feliz, muito agradecida a Deus por ter a minha terra. Ela é muito produtiva e estou comendo do suor das minhas mãos", afirmou ela.
A diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, afirma que é uma alegria para a Fundação estar ajudando a realizar sonhos. "Nós não estamos lidando com números, estamos lidando com sonhos, estamos cuidando da vida de cada uma dessas pessoas que buscam pela regularização da sua terra. E é essa a diferença que a gente tem pedido para cada funcionário que trabalha com esse projeto, que é olhar para além do papel, dos números, e entender que, atrás deles, tem uma famÍlia", disse.
O servidor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Sandro Dornelles, esteve no evento representando a UFMS e explicou o papel da Universidade em iniciativas como essa. "A universidade pública trabalha com um tripé que é o ensino, a pesquisa e a extensão, a parte da extensão é aquela que visa atender o público externo, então, esse convênio do Incra, da UFMS e da Fapec faz parte dessa missão da extensão da Universidade", esclareceu.
Paulo Roberto da Silva, superintendente do Incra-MS, reiterou sobre a importância dessas ações e comentou sobre o que está por vir. "As perspectivas são as melhores, afinal uma união de forças com respeito ao sonho e dignidade de cada famÍlia assentada nos fazem acreditar no progresso ainda maior de Mato Grosso do Sul e do novo momento para o nosso paÍs. Sidrolândia e região, assim como vários outros municÍpios fazem parte de um cronograma intenso de atividades em prol da agricultura familiar e dos subsÍdios necessários para seu desenvolvimento", finalizou.
Fonte: Imprensa
Data de publicação: 27/09/2023