Aprendizado e novos olhares sobre a gestão, a segunda edição do Circuito Pensa UFMS, Avança MS e Brasil trouxe um instigante debate sobre o fomento da inovação industrial no Brasil como estratégia de crescimento. O professor Dr. Jorge Guimarães palestrou

WhatsApp Image 2017-12-18 at 09.14.24
Aprendizado e novos olhares sobre a gestão, a segunda edição do Circuito Pensa UFMS, Avança MS e Brasil trouxe um instigante debate sobre o fomento da inovação industrial no Brasil como estratégia de crescimento. O professor Dr. Jorge Guimarães palestrou sobre "O papel da EMBRAPII no fomento à inovação industrial no Brasil. Oportunidades para Universidades, centros de pesquisa e empresas".
Entre os participantes do seminário, esteve presente o Secretário Executivo da FAPEC, Herbert Assunção. Em sua fala, Guimarães ressaltou que um dos grandes desafios do Brasil é aumentar competitividade da indústria nacional, o que depende em grande parte da sua capacidade inovadora. De acordo com ele o Brasil precisa não apenas elevar os investimentos empresariais em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), como também estimular os projetos de melhor conteúdo tecnológico, que apresentam maior risco, mas, em compensação, adicionam barreiras mais robustas contra a concorrência, podendo produzir dessa forma maior impacto econômico.
Dentro desse contexto as atividades de P,D&I no ambiente empresarial é um componente fundamental para a inserção da indústria brasileira em cadeias mundiais de produção, com maior valor agregado. O professor defendeu esse perfil em um modelo de inovação industrial para micro e pequenas empresas, justamente por pensar no reflexo positivo do adensamento tecnológico à balança comercial do paÍs. Na avaliação de Guimarães a inovação industrial melhorará o acesso das pessoas e das empresas a bens e serviços de melhor qualidade, elementos determinantes do desenvolvimento social e econômico.
A proposta do Circuito é promover periodicamente, espaços de debate e reflexão entre as lideranças da UFMS, como forma de pensar os desafios, as demandas e os projetos futuros da UFMS. Sobre o palestrante Jorge Guimarães além de ser pesquisador Sênior do CNPq é atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Percorreu toda a carreira universitária atuando como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Possui Doutorado em Ciências Biológicas pela UNIFESP e Pós-Doutorado pela National Institutes of Health (USA). Anteriormente, passou 11 anos na presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÍvel Superior (Capes) e em 2012 recebeu o tÍtulo de Doutor Honoris Causa na UFMS.
 
WhatsApp Image 2017-12-18 at 09.16.00

Fonte: Imprensa

Data de publicação: 18/12/2017