Estãào abertas as inscriãÜãÕes do processo seletivo que visa preencher as 540 vagas abertas para o curso tãîcnico gratuito de qualificaãÜãào em Desenvolvimento de Sistemas. A aãÜãào integra o Programa Voucher Desenvolvedor de Sistemas e ãî realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva de QualificaãÜãào Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciãôncia, Tecnologia e InovaãÜãào), em parceria com a Secretaria de EducaãÜãào e o Sistema Fecomãîrcio, por meio do Senac. A Fapec (FundaãÜãào de Apoio ãâ Pesquisa, ao Ensino e ãâ Cultura) ãî a banca responsãével.
Sãào 400 vagas para estudantes da Rede Estadual de Ensino, que estejam no mãûnimo no 2?Ï ano do Ensino Mãîdio, nos municãûpios de Campo Grande (220), Dourados (65), Corumbãé (25), Trãôs Lagoas (65) e Ponta Porãà (25). Outras 140 vagas estãào disponãûveis para o pãÏblico em geral, sendo 80 para Campo Grande, 25 para Dourados, 5 para Corumbãé, 25 para Trãôs Lagoas e outras 5 para Ponta Porãà. As inscriãÜãÕes estãào abertas de 21 de novembro de 2023 a 19 de janeiro de 2024 pelo site https://concurso.fapec.org/. A prova de seleãÜãào deverãé ser realizada em 28 de janeiro.
O Voucher Desenvolvedor de Sistemas ãî uma aãÜãào que integra o MS-Qualifica (Plano de QualificaãÜãào Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul) e consiste no oferecimento gratuito de vagas gratuitas para o curso de HabilitaãÜãào Tãîcnica de Nãûvel Mãîdio em Desenvolvimento de Sistemas, com carga horãéria total de 1.200 horas.
Sobre o processo seletivo
Podem participar do processo seletivo pessoas que tenham renda per capita familiar de atãî dois salãérios mãûnimos e que sejam estudantes regularmente matriculados no Ensino Mãîdio nas instituiãÜãÕes pãÏblicas de ensino de Mato Grosso do Sul, desde que em 2024 estejam matriculados, no mãûnimo, no 2?Ï ano; pessoas que estejam concluindo o Ensino Mãîdio em 2023 ou que jãé tenham concluãûdo o Ensino Mãîdio, na rede pãÏblica ou privada.
O processo seletivo serãé composto por trãôs fases: Prova Escrita (Objetiva), de carãéter eliminatãÄrio e classificatãÄrio; anãélise de documentaãÜãào (de carãéter eliminatãÄrio) e participaãÜãào em dinãêmica vivencial, tambãîm de carãéter classificatãÄrio. Serãào convocados para as fases 2 e 3, os candidatos aprovados na primeira fase de Prova Escrita (Objetiva) dentro do nãÏmero de vagas disponibilizado no edital, podendo ainda serem convocados mais candidatos, visando a criaãÜãào de um cadastro reserva, o qual serãé acionado mediante a necessidade do preenchimento de vagas disponãûveis.
Na segunda fase, de anãélise documental serãé solicitado ao candidato a apresentaãÜãào de histãÄrico escolar atualizado e de declaraãÜãào da matrãûcula nas etapas de ensino mãîdio na Rede PãÏblica Estadual ou de conclusãào do ensino mãîdio para os participantes egressos desse nãûvel de ensino. Alãîm disso, serãào solicitados documentos pessoais de identificaãÜãào, comprovante de residãôncia, certidãào de nascimento, preenchimento de formulãério de perfil socioeconãËmico e auto declaraãÜãào de renda.
Na terceira fase, os candidatos aprovados nas fases anteriores participarãào de uma apresentaãÜãào detalhada sobre o que ãî ser um desenvolvedor de sistemas e tambãîm participarãé de uma oficina vivencial para compreender melhor o escopo da formaãÜãào tãîcnica. A partir dessas atividades serãé possãûvel observar a afinidade do candidato com a ãérea de tecnologia para o estabelecimento de uma classificaãÜãào final dos candidatos aprovados nesse processo seletivo.
Bolsas de Estãégio
O Programa permitirãé aos alunos a participaãÜãào em um curso com vivãôncia prãética e interaãÜãào contãûnua com as empresas do segmento de tecnologia da informaãÜãào, inclusive oferecendo vagas de estãégio remunerado para os alunos com o melhor desempenho a partir do sexto mãôs do curso.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 28/11/2022