A FundaãÜãào de Apoio ãâ Pesquisa, ao Ensino e ãâ Cultura (Fapec), aplicou na manhãà deste domingo (9), a prova da segunda fase do Concurso PãÏblico de Provas e Tãûtulos da Polãûcia Civil de Mato Grosso do Sul-SAD/SEJUSP/DGPC/DP, para provimento do cargo de Delegado de Polãûcia.

De carãéter eliminatãÄrio e classificatãÄrio, o exame teve duraãÜãào de 5 horas e ocorreu no Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). "Novamente organizamos nossa equipe para que os candidatos ao cargo participem da prova com a tranquilidade necessãéria", comentou a diretora-presidente da FundaãÜãào, Nilde Brun. 

A primeira fase do certame contou com a participaãÜãào de 3.547 candidatos, sendo 391 aprovados. Participaram 150 candidatos. De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Roberto Gurgel Filho, o concurso ocorreu dentro do planejamento e do calendãério elaborado.

"A segunda fase ãî o momento em que o candidato precisa e tem a oportunidade de demonstrar o conhecimento dele atravãîs da prova escrita. A expectativa ãî a melhor possãûvel ante o nãûvel dos candidatos que estamos tendo e nosso objetivo ãî chegar ao final desse concurso com os melhores. Essa ãî uma fase que apura quem tem um nãûvel maior de conhecimento para que possa exercer o cargo de Delegado, um cargo tãào importante diante do cenãério jurãûdico que temos em nosso Paãûs", destacou.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional MS, Heitor Matos, falou sobre a participaãÜãào da entidade no certame. "A presenãÜa da OAB agrega nãào sãÄ na transparãôncia e na publicidade do certame, mas tambãîm estreita a relaãÜãào e amplia o diãélogo entre duas instituiãÜãÕes de grande importãência e relevãência para a sociedade", pontuou.

Para a presidente da Adepol-MS, delegada Aline Sinotti, "a presenãÜa da entidade ãî de fundamental importãência para que a entidade classista acompanhe os colegas desde o princãûpio de sua carreira, que se inicia na primeira prova, para que eles se sintam seguros sabendo que tem uma entidade forte para assegurar as prerrogativas do Delegado de Polãûcia na luta contra a criminalidade e pelo seu trabalho".

Todos editais sobre o certame publicados ontem (9) com as informaãÜãÕes sobre os resultados, recursos interpostos, classificaãÜãào e convocaãÜãào, entre outras informaãÜãÕes, poderãào ser acessados na ediãÜãào do Diãério Oficial do Estado (DOE) n?Ï 10.718, pãéginas 74 a 93.

Acompanharam a realizaãÜãào da prova o Diretor da Academia de Polãûcia Civil - Acadepol, delegado Roberto Gurgel Filho; a representante da COSIP, Tenente-Coronel Carla, do Corpo de Bombeiros; o representante da OAB-MS, advogado Heitor Matos; a presidente da Adepol-MS, delegada Aline Sinotti; o representante da Adepol-MS, delegado Bruno Santacatharina e os Delegados de Polãûcia Silvia Girardi dos Santos, Pedro Henrique Cunha, Fabrãûcio Dias dos Santos, Gustavo Bueno Vieira, Bãérbara Camargo Alves.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 10/01/2021