Colaboradores da FundaãÜãào de Apoio ãâ Pesquisa, Ensino e ãâ Cultura (Fapec) e de instituiãÜãÕes parceiras participaram no ãÏltimo sãébado, 31, durante todo o dia, de treinamento exclusivo para coordenadores e auxiliares que trabalham em concursos pãÏblicos, processos seletivos e vestibulares organizadores pela FundaãÜãào. Ao todo, 100 pessoas participaram do encontro. O evento ocorreu no Teatro Glauce Rocha, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e teve como objetivo capacitar e integrar a equipe.
Juliana Oliveira, gerente de Processos Seletivos da FundaãÜãào organizou treinamento e reuniu colaboradores (Foto: Leandro Benitez/Fapec)
De acordo com a diretora-presidente da FundaãÜãào Nilde Brun, o treinamento foi intenso e com informaãÜãÕes indispensãéveis. ?Foi um dia intenso de atividade e no final aplicamos uma avaliaãÜãào para envolver mais os participantes. Sabemos que todos saãûram de lãé com muitas anotaãÜãÕes e elas vãào ajudãé-los a relembrar o que for preciso durante um concurso pãÏblico ou vestibular?.
Marize Perez, responsãével pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e InovaãÜãào ressalta a importãência de se promover encontros como o realizado no sãébado. ?De nada adiantaria a Fapec superar seus desafios internos se ela nãào dispãÕe de um banco de colaboradores qualificados, como dos coordenadores, que vãào montar suas equipes para atuarem nas salas de aplicaãÜãào de provas. Estes eventos tãôm relevãência e sãào necessãérios se quisermos estar na vanguarda desse tipo de prestaãÜãào de serviãÜo?, diz.
ã? importante ressaltar que a FundaãÜãào atua na ãérea de concursos e vestibulares hãé mais de trãôs dãîcadas, sendo uma entidade referãôncia na aplicaãÜãào de provas em Mato Grosso do Sul. A proposta do treinamento surgiu tambãîm, de acordo com a gerente de Processos Seletivos da instituiãÜãào Juliana Oliveira, em virtude das medidas de biosseguranãÜa implantadas por conta da pandemia de covid-19 e das recentes adequaãÜãÕes tecnolãÄgicas.
?Contar com um grupo de colaboradores treinado e capacitado ãî sinal de organizaãÜãào. Uma equipe pronta estãé apta a resolver problemas e entregar o melhor resultado em nossos processos seletivos?, diz. Durante a pandemia a Fapec elaborou um Protocolo de BiosseguranãÜa e o aplica rigorosamente a cada evento, a fim de conter e evitar o contãégio dos participantes pelo novo coronavãûrus, alãîm de ter desenvolvido um aplicativo para uso especãûfico dos fiscais.
Com extensa programaãÜãào, cerca de 15 profissionais passaram pelo palco do Glauce Rocha relatando experiãôncias e conhecimento a respeito do que ocorre internamente e externamente em concursos e eventos semelhantes.
Daldirene da Mata, auxiliar do setor Administrativo jãé trabalhou como fiscal e chefe de sala, alãîm de ter sido auxiliar de coordenador em diversos certames, afirma que o encontro foi muito vãélido, sendo uma oportunidade imperdãûvel de crescimento.
?Se fosse possãûvel faria novamente, pois aprendemos sobre cada detalhe que era desconhecido para a maioria. Focamos em fazer nossa parte e ficamos sem saber muito sobre a importãência que tem cada ãérea. Pelas palestras aprendi, por exemplo, qual a melhor forma de agir diante de uma situaãÜãào inesperada durante um concurso e elaborar corretamente uma ata?, conclui. Todos os participantes receberãào certificados por terem assistido a todas as palestras apresentadas durante o treinamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 03/08/2020