Em busca de uma oportunidade de estagiar e aprender em uma das instituiãÜãÕes pãÏblicas mais respeitadas do Estado, estudantes de ensino mãîdio, graduaãÜãào e de pãÄs-graduaãÜãào participaram, neste domingo (13/12), do XXIII Processo de SeleãÜãào de Estagiãérios do MPMS.
O exame foi acompanhado de perto pelas promotoras de JustiãÜa, doutora Filomena Aparecida DepãÄlito Fluminhan, promotora de JustiãÜa e Coordenadora Adjunta do Grupo de AtuaãÜãào Especial de Defesa da SaãÏde (GAEDS) e titular da 32?ô Promotoria de JustiãÜa da SaãÏde PãÏblica e doutora Clarissa Carlotto Torres, Promotora de JustiãÜa e Coordenadora da Gestãào de Estagiãérios de Direito (GED), ambas compareceram aos locais de realizaãÜãào das provas para fiscalizar as normas sanitãérias adotadas pela organizaãÜãào do certame.
De acordo com a Promotora de JustiãÜa e Coordenadora da Gestãào de Estagiãérios de Direito (GED), Clarissa Carlotto Torres, a realizaãÜãào do concurso observou todas as normas sanitãérias estabelecidas pelas autoridades estaduais e municipais, bem como o Plano de BiosseguranãÜa da FAPEC, visando ãâ seguranãÜa de todos os envolvidos no certame.
?Com certeza a realizaãÜãào da prova superou minhas expectativas. O ambiente estãé muito organizado, a gente observa uma preocupaãÜãào muito grande por parte da FAPEC em cumprir todas as medidas de biosseguranãÜa, entãào, nesse quesito, nãÄs do Ministãîrio PãÏblico estamos muito satisfeitos?, destacou a Promotora de JustiãÜa Dr. Clarissa Carlotto Torres.
?A nossa avaliaãÜãào ãî de que realmente as normas de seguranãÜa foram atendidas. E estamos aqui, nãào sãÄ para verificar, mas tambãîm para reiterar a necessidade de os candidatos permanecerem o tempo todo com o uso de mãéscara. Aproveitamos a oportunidade para lembrar a importãência da adesãào dos jovens nesse momento de grande desafio, em que hãé uma ocupaãÜãào muito grande de leitos de UTI, para que, saindo daqui, possam lãé fora continuar aderindo ãâs medidas de seguranãÜa e compreendendo a importãência da responsabilidade social de todos nesse momento?, finalizou a Promotora da SaãÏde Dr. Filomena Aparecida Depolito Fluminhan.
Na ocasiãào, os candidatos usaram obrigatoriamente mãéscara facial, tendo sido respeitado o distanciamento social nos corredores e nas salas de realizaãÜãào das provas. Foi disponibilizado ainda, nas salas e nos banheiros, ãélcool em gel 70% para a higienizaãÜãào das mãàos.
Ao todo, de acordo com a FAPEC, organizadora do certame, dos 4.250 candidatos inscritos, houve uma taxa de 20,91% de ausentes, ou seja, 889 pessoas nãào compareceram aos locais de provais.
Mesmo assim, a Promotora Clarissa Carlotto destacou que houve um aumento expressivo do nãÏmero de candidatos inscritos em relaãÜãào ao ano passado, superando as expectativas diante de um cenãério de pandemia: ?Isso ãî resultado da imagem que as pessoas tãôm da InstituiãÜãào. ã? resultado tambãîm de que as pessoas querem voltar a uma certa normalidade, trabalhando, estudando, voltando a desempenhar atividades do cotidiano. ?
O resultado da seleãÜãào sairãé no dia 25 de janeiro de 2021. Os candidatos poderãào conferi-lo no site do MPMS e da FAPEC.
O Processo Seletivo
A prova escrita, com duraãÜãào de quatro horas, de carãéter eliminatãÄrio e classificatãÄrio, foi realizada nas cidades de: ã?gua Clara, Amambai, Anastãécio, Anaurilãêndia, Angãîlica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporãà, Bela Vista, Bonito, Brasilãêndia, CaarapãÄ, Camapuãà, Campo Grande, Cassilãêndia, Chapadãào do Sul, Corumbãé, Costa Rica, Coxim, Deodãépolis, Dois Irmãàos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fãétima do Sul, GlãÄria de Dourados, Iguatemi, Inocãôncia, Itaporãà, Itaquiraãû, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraãû, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaãûba, Pedro Gomes, Ponta Porãà, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sãào Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolãêndia, Sonora, Terenos e Trãôs Lagoas.
As vagas sãào destinadas a estudantes dos nãûveis de ensino superior e mãîdio regularmente matriculados e com frequãôncia efetiva em instituiãÜãÕes de ensino oficial, devidamente credenciadas na data de assinatura do Termo de Compromisso de Estãégio, autorizadas e/ou reconhecidas nos ãÄrgãàos competentes e conveniadas com o Ministãîrio PãÏblico Estadual.
Sãào diversos os cursos disponãûveis para os candidatos de nãûvel superior/pãÄs-graduaãÜãào, sendo alunos em cursos de especializaãÜãào, mestrado ou doutorado que sejam bacharãîis em Direito ou graduados nas ãéreas de conhecimento de AdministraãÜãào; ã?rea Ambiental; ã?rea de Tecnologia da InformaãÜãào; Arquitetura e Urbanismo; ComunicaãÜãào/Jornalismo; Economia; Engenharia Civil; Engenharia Elãîtrica; HistãÄria; ServiãÜo Social e Pedagogia.
Para os candidatos do nãûvel superior/graduaãÜãào serãào oferecidas vagas aos graduandos em AdministraãÜãào; Anãélise e Desenvolvimento de Sistema; Arquitetura e Urbanismo; Big Data e Inteligãôncia Analãûtica; Ciãôncia da ComputaãÜãào; Ciãôncias BiolãÄgicas; Ciãôncias Contãébeis; Ciãôncias EconãËmicas; ComunicaãÜãào/Jornalismo; Direito; Engenharia Ambiental ou Sanitãéria; Engenharia Civil; Engenharia de ComputaãÜãào; Engenharia de Software; Engenharia Elãîtrica; Geografia; Letras; Pedagogia; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Rede de Computadores; SeguranãÜa de InformaãÜãào; SeguranãÜa do Trabalho; ServiãÜo Social; Sistema de InformaãÜãào; Sistema para Internet; Tecnologia em Anãélise e Desenvolvimento de Sistema; Tecnologia em ProduãÜãào Multimãûdia; e Tecnologia em Rede de Computadores e Web Design.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 14/12/2019